domingo, 26 de abril de 2015

Perigo dos agrotóxicos

  Os pesticidas ou praguicidas são todas as substâncias ou misturas que têm como objetivo impedir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga. A produção, o armazenamento e o uso de agrotóxicos podem representar significativos riscos ambientais e à saúde humana.
   A legislação sobre agrotóxicos define os procedimentos obrigatórios para fabricação, compra e uso de agrotóxicos.No Brasil e em diversos países do mundo, cada vez mais agricultores vêm produzindo alimentos sem uso de agrotóxicos, através da produção agroecológica e da orgânica
como benefícios de eliminar insetos e outras pragas também traz riscos.
  O perigo começa no próprio campo, com os agricultores que pulverizam os agrotóxicos nas lavouras.Exposição destes produtos de elevada toxidade sem a devida proteção pode ocasionar invalidez e até morte.
  Em seguida, o perigo chega à mesa do consumidor dos grandes e médios centros urbanos.Os vegetais e frutas disponíveis no mercado, de aspecto agradável podem esconder em sua película externa fragmentos de agrotóxicos utilizados na lavoura.Os efeitos da contaminação dependem não só da dose, como também do tipo de poluente.
  O chumbo altera a síntese de hemoglobina, provocando anemia, insuficiência renal, problemas no sistema nervoso, cólicas intestinais e convulsões.
  Outro sistema de contaminação ocorre por ar contaminado, onde poluentes podem acarretar em debilidade mental, tontura e enfraquecimento de pernas.
  O uso de agrotóxicos para acabar com as pragas de agricultura deve ser moderado e feito com alguns cuidados, se não pode causar a contaminação e desertificação do solo. O uso intenso de agrotóxicos pode levar a degradação dos recursos naturais ,em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos, entre eles a contaminação dos lençóis freáticos e é claro do próprio solo.

Equipe:Luís,Fellipe,Leonardo,Eduardo

2 comentários: