SUSTENTABILIDADE
O termo sustentabilidade tem
sido muito utilizado, fazendo referência às diversas formas de se manter a
preservação ambiental, com bases não-predatórias, aproveitando, através de
recursos próprios, os materiais já existentes, como os lixos que podem ser
reciclados.
Segundo o relatório de
Brundtland, de 1987, sustentabilidade significa “suprir as necessidades da
geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as
suas”.
Dentro dessa linha de
pensamento, pesquisadores desenvolveram técnicas de reaproveitamento que
valorizam as produções, estimulando as atitudes ecologicamente corretas, desde
uma vizinhança até o âmbito mundial.
Mas não basta ser somente
ecologicamente correto. Para ser considerado como sustentável, um empreendimento
deve ainda conter atitudes que visem ser socialmente justos, culturalmente
aceitos e economicamente viáveis.
Dicas
para tornar o consumo mais consciente e sustentável
1
– Usar lâmpadas LED ao invés das fluorescentes.
2
– Usar água da chuva para limpeza de
pátios, jardins e banheiros.
3
– Quando não estiver em um cômodo da casa, apagar a lâmpada.
4
– Comprar eletrodomésticos que consumam menos energia.
5
– Quando ar condicionados estiverem ligados, manter as portas fechadas.
6
– Evitar a impressão em papeis, mas se preciso fazer utilização
dos reciclados e se possível usar frente e verso. Uma dica é usar a
tecnologia a favor do meio ambiente, usar celulares ou tabletes para leitura.
7
– Evitar usar copos descartáveis e adotar uma caneca ou copo pessoal.
8
– Quando for fazer um percurso mais curto usar bicicleta ou ir a pé.
9
– Incentivar as crianças a brincarem no jardim fazendo atividades que não sejam
somente o vídeo game ou o computador.
10
– Ao usar lavar roupas, procurar usar a carga máxima.
Pesquisado
em:
www.portalamazonia.com.br
www.atitudesustentavel.com.br
www.brasilescola.com
LINK:
VÍDEO:
ESCREVA NOS COMENTÁRIOS O QUE VOCÊ FAZ EM PROL DA SUSTENTABILIDADE, BUSCANDO UM FUTURO MELHOR PARA NÓS E PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES?
Ótimo! Com simples atitudes podemos tornar o mundo melhor. Caminhar ou pedalar com uma amiga, além de divertido e saudável, também é sustentável. Um ônibus, suporta confortavelmente 48 pessoas, imagina se as mesmas fossem trabalhar com seu carro ou moto? Além de aumentar o fluxo do trânsito, iria poluir o planeta. Vamos contribuir para o bem do planeta!
ResponderExcluirBom, entender o valor da preservação ambiental, construindo um planeta que proporcione qualidade de vida para presentes e futuras gerações. É ser uma pessoa consciente do seu futuro, saber preservar o meio ambiente com pequenos gestos fazer e acontecer não apenas falar, ser capaz de transformar pequenos exemplos de grandes projetos e realizar um impacto positivo a sociedade.Usar sustentavelmente os Recursos Naturais, buscando produtos ecologicamente corretos, minimizando poluição de modo a não comprometer as necessidades das gerações futuras e construirmos um mundo melhor. É pensar nos seus netos e ter a sensação de sede, calor e falta de ar, ao ver alguém derrubando a floresta, desperdiçando água ou jogando papel no chão. Ser ambientalmente responsável significa pensar em nossas ações para que elas possuam reações que não prejudique o meio ambiente. Acho que é isso. Vamos preservar e ajudar o planeta!
ResponderExcluirEu, como ainda não tenho carro, utilizo o transporte público ou ando a pé. Mas uma coisa que temos que analisar é que Tubarão poderia desenvolver melhor a cidade, reestruturá-la a fim de torná-la mais sustentável. Os horários e as condições dos transportes públicos e também do trânsito não atraem os cidadãos a fazerem uso dos coletivos. Tomemos cidades grandes, mas do exterior - já que não podemos comparar com as do Brasil por causa justamente do caos nos diversos sistemas - para compararmos as situações. Lá, qualquer tipo de pessoa, de qualquer classe utiliza os transportes públicos. A Finlândia, a Alemanha e a Noruega, por exemplo, já têm projetos para abolir o uso de carros em algumas de suas cidades, e utilizar somente transportes públicos (movidos a energia limpa). Para a Dilma, o fato de construir somente hidroelétricas já basta para que o Brasil seja sustentável em produção de energia, mas eles (governantes) não se atêm ao fato de que uma grande usina hidroelétrica pode destruir grandes áreas de mata, pode remover pessoas que vivem em tais locais, desequilibrar todo o ecossistema daquelas regiões. Eu faço minha parte, além da locomoção, deixando as luzes apagadas o máximo possível e damos preferência a equipamentos e eletrodomésticos com o selo de maior economia de energia. Também, estamos pensando em colocar placas solares e, mais adiante, comprarmos uma cisterna para armazenamento de água da chuva. Caso eu compre uma moto, comprarei aquelas movidas a energia elétrica, já que só a utilizarei dentro da cidade.
ResponderExcluirEu vou trabalhar de carro mas divido com mais três professores. Além de ser mais econômico pra mim, diminui o número de carros circulando na cidade! Também tomo cuidado para não demorar no banho e a calçada da minha casa varro, passo água só de vez em quando.
ResponderExcluirAndo de bicicleta sempre que possível ou ando a pé em vez de usar carros, separo o lixo reciclável do nao reciclável, economizo água ao lavar a louça, no banho e aos escovar os dentes
ResponderExcluirSustentabilidade é um tema que deve ser abordado em todos os lugares para que possamos ter o poder em mãos para fazermos a diferença para o planeta, a iniciativa do blog assim como dos alunos e professores é muito importante para que as pessoas comecem a ver a diferença que pequenos atos a longo prazo podem fazer assim como usar folhas recicladas e frente e verso ou o simples fato de andar de ônibus ao invés de sair de carro, ter cuidado com o consumo excessivo pois causa um acumulo de lixo incontrolável se pararmos para pensar antes de comprar algo ou apenas olharmos se realmente precisamos daquilo já fará uma enorme diferença e para os que são consumistas de carteirinha e tem dificuldade para parar é importante o uso da reciclagem e o reaproveitamento dos materiais, esses simples atos citados pelos alunos fazem a diferença que todos procuram. Micheline Bittencourt Ambrósio.
ResponderExcluir