terça-feira, 21 de outubro de 2014

          O LIXO ELETRÔNICO!

       O lixo eletrônico, conhecido também como lixo tecnológico, traz substâncias que prejudicam tanto o meio ambiente quanto o homem. O acumulo do lixo eletrônico acontece principalmente porque as tecnologias são substituídas com facilidade umas pelas outras. O que ninguém se dá conta  da seguinte questão: "Para onde vão esses objetos em desuso?"       
         Nós esquecemos que essas baterias, computadores, notebooks, entre outros tipos de eletrônicos, também poluem os lençóis freáticos e o solo, isso quando temos conhecimento que esses eletrônicos podem, se descartados de forma errada, poluir o meio ambiente. Hoje uma diversidade de materiais contidos nos eletrônicos, que acabam indo para o lixo que podem contaminar a atmosfera, o solo, o subsolo, caso sejam queimados. Por mais, assim como os problemas são presentes, as soluções também existem: A Blecaute, em 2013, faturou 195 mil reais, com a comercialização de equipamentos obsoletos. O Sebrae está incentivando este novo tipo de mercado para a abertura de novos negócios. Ela cita a experiência de empresas de reciclarem material eletrônico. A CETESB (Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Básico e de Defesa do Meio Ambiente) implantou o projeto TI-verde que visa diminuir o impacto ambiental proveniente dos equipamentos eletrônicos, tanto da própria instituição quanto de outras fontes. Mas são, como pessoas, como seres humanos, podemos parar de nos render aos apelos do mercado, assim você evita gastar dinheiro e poluir o meio ambiente. 

Lixo Espacial 

            Detritos espaciais ou lixo espacial, são objetos que se encontram na órbita ao redor da terra e  os criados pelo homem, como por exemplo as diversas partes e objetos de naves espaciais deixados para trás em seu lançamento. Os detritos espaciais tem se tornado uma grande preocupação atualmente, pois as colisões na velocidade orbital podem causar muitos danos ao funcionamento dos satélites. Uma forma de minimização das consequências do lixo espacial sobre o meio ambiente é tornar os estágios superiores dos foguetes gastos para a liberação de combustíveis residuais, prevenindo assim futuras explosões.

Lixo Comum

           São os restos das atividades humanas considerados pelos consumidores como inúteis. Esse tipo de lixo no pode ser reciclado. Milhares de pilhas, sacolas plásticas, embalagens de papel, são materiais que usamos e que são um dos grandes problemas para o meio ambiente. O lixo comum vai para os chamados Aterros Sanitários que estão destinado ao lixo que consiste na deposição final dos resíduos sólidos criados pela atividade humana.





http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_eletronico.htm

EQUIPE: EMILLY CORREIA, LARISSA GOULART, INGRID VARGAS, SABRINA CARDOSO E AMANDA LIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário