quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Causas da erosão do solo



A exploração inadequada do meio ambiente provocada pelo homem faz com que as erosões do solo no Brasil sejam cada vez mais freqüentes. Além de prejuízos para a natureza, a erosão do solo traz diversos malefícios socioeconômicos para o ser humano, entre eles deslizamentos de terras, mortes, redução da biodiversidade, enchentes, redução da área do plantio, entre outros.

O que é erosão?

Erosão é o desgaste do solo e das rochas, em geral causada do intemperismo. A erosão destrói as estruturas (areia, argilas,óxidos e húmus) que compõe o solo, levando seus nutrientes e sais minerais existentes para as partes baixas do relevo.
                           
Conseqüências da erosão

  • Os arrastamentos podem incluir porções de terrenos férteis e sepultá-los com matérias áridos.
  • Morte da fauna e flora do fundo dos rios e lagos por soterramento.
  • Arraste de biocidas e adubos até os corpos d’água e causarem com isso desequilíbrio na fauna e flora nesses corpos de água.  




Essa foto foi tirada no bairro Passo do Gado. O ser humano pode ser um importante agente provocador das erosões. Ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este perde sua consistência, pois a água, que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar no solo. Esta infiltração pode causar a instabilidade do solo e a erosão. Por isso, constantemente, ocorrem deslizamentos de terra em regiões habitadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário