quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Todos os dias milhares de árvores vão ao chão e poucas são plantadas. Entre as causas para esse desmatamento irresponsável estão a expansão agrícola, as queimadas, a criação de gado, extração de madeira, mineração, construção de estradas, produção de carvão e a coleta de lenha. Se o desmatamento em larga escala de nossas florestas continuar, os danos podem ser irreversíveis. Mas então...



Quanto vale a Floresta Amazônica?


Ela está presente não só no Brasil, como também em outros oito países da América do Sul, possui 30 mil espécies que não existem em outro lugar do mundo, abriga 10% de toda a flora e causará um efeito devastador no planeta se for destruída.  A Floresta Amazônica, além de abrigar metade das espécies terrestres do planeta, tem um papel importantíssimo no equilíbrio do clima global, pois abriga enormes quantidades de carbono e influência o regime de chuvas do Brasil e da América Latina. Atualmente, a maior causa do desmatamento da floresta é o plantio de soja.
Segundo uma matéria da revista Superinteressante de julho de 2005, os impactos da destruição total da Floresta Amazônica chegariam até o outro lado do oceano. Na Inglaterra, as temperaturas cairiam gerando nevascas, pois o efeito estufa aumentaria, derretendo as geleiras, o que acarretaria na mudança de direção da corrente do Golfo. No sudeste da Ásia os tufões seriam mais frequentes e aves como os sabiás, por exemplo, entrariam em extinção, já que durante a sua migração para o sul no inverno eles pousam na Amazônia.
No Brasil, os efeitos seriam ainda mais devastadores. Com a destruição da floresta, os insetos transmissores de doenças teriam seu caminho aberto (entre eles o transmissor da doença de Chagas, que prefere áreas abertas).  Os rios brasileiros em geral teriam seu volume reduzido, comprometendo as hidrelétricas e os nutrientes que o rio Amazonas despeja no oceano Atlântico – ocorrendo uma queda gigantesca da população de peixes.
Um jeito de ajudar a evitar o desmatamento amazônico é preocupar-se com a origem da madeira que você usa – o selo FSC é uma garantia de que florestas não foram destruídas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzToUStqsgldarjKeYKjpdxerVtg0IklHWp4Z3BL6SrCAW4Ez6QtgVOaZSfiuzLG0oo55h51J2SIRYTzxVlBS1r9ZyLPshYtuh34FFYiutmX4PMRhiBto3JzxN_yjh-Wlq946re2q8phYg/s1600/Corte-ilegal-de-%C3%A1rvores-em-Uberl%C3%A2ndia.jpg

Referências:

          Revista Superinteressante, edição de julho de 2005.
          Pré-Univesp. Floresta Amazônica: desmatamento causa impactos no planeta.
          Greenpeace Brasil

Equipe: Ingrid de Moraes Vargas, Amanda Duarte Lima, Larissa Goulart, Emilly Correa Fernandes, Sabrina Lima Cardoso.

2 comentários:

  1. Devemos ter o hábito de cuidar do que é nosso! Isso inclui o planeta!

    ResponderExcluir
  2. O povo deve se unir e reinvidicar as leis de proteção ambiental. Os governantes só pensam no bolso deles, não estão nem aí pro Meio Ambiente. Há de se fazer um trabalho de Educação Ambiental nas comunidades, nas escolas, enfim, a fim de que sensibilizem a população para tais fatos, sendo que a conscientização é uma conseqüência da sensibilização.

    ResponderExcluir