A industrialização do mundo levou o aumento da população e conseqüentemente o consumo, por exemplo, da água. Cada pessoa consome em média 200 litros por dia. 75% da Terra é água, e apenas 2% é doce. Desses 2%, 78.97% são as geleiras, 20.99% lençol freático e 0.04% rios e lagos. As geleiras são a maioria, e são elas que refletem a luz do sol. Mas nos tempos de hoje, com a poluição, essas geleiras estão se derretendo, conseqüência do aquecimento global. Com a sua falta, a Terra absorve mais o calor, sendo assim, uma causa natural de queimadas. O ar seco também ajuda nesta questão.
Geralmente as
áreas com mais índice de queimadas são as do centro oeste do Brasil, onde há
mais concentração de calor e baixa umidade, por estarem mais longes do mar.
Mas as queimadas
também podem ser causadas pelo homem, como por exemplo, atear fogo em um
terreno para sua “limpeza” e queimar o lixo perto de vegetações. Mesmo sem
querer, tal fogo pode se espalhar além do território pensado. Ao nosso olhar,
essas seriam maneiras mais práticas de se resolver alguns assuntos, porém não
se pensa que só está ajudando a piorar a situação do mundo.
Tanto as
queimadas naturais quanto as causadas pelo homem trazem danos a fauna e a
flora, e a nós mesmos. Cada vez mais temos menos variações de plantas, menos
locais com elas, e a qualidade do ar também está diminuindo. A fumaça causa
problemas pulmonares, e pode acarretar em deficiências de crianças recém-
nascidas.
As queimadas
afetam a todos, pois se acontece em um local, a fumaça não permanece apenas
naquele determinado espaço. O vento se encarrega de levá-la para áreas mais
próximas fazendo com que mais pessoas e cidades sejam tomadas por ela. Quando
as prevenimos, não estamos apenas nos ajudando, mas também á todos os países vizinhos.
O INPE, instituto nacional de pesquisas espaciais, afirma que o
Brasil é o líder da América Latina em queimadas. Assim, exportamos fumaças para
outros países como Bolívia, Peru e Paraguai, elevando o nível de poluição não
apenas do próprio país. Na América do Sul, podem ser registradas mais de 5 mil
queimadas por dia, e as fumaças podem cobrir áreas de 5 milhões de quilômetros
quadrados.
Fontes: INPE.com
R7.com
Palestra:
Impactos Ambientais
Equipe: Karen Antunes, Rafaela
Gomes, Manuela Miranda, Maiara Nunes e Letícia Inácio.
Infelizmente, o Brasil é o 4º maior poluidor do clima do mundo. Grande parte das emissões de gases para a atmosfera provêm de queimadas e desmatamentos. A Amazônia é o maior alvo desta triste realidade. Acredito que queimadas seja a maneira mais devastadora de destruir o meio ambiente. Além de queimar árvores e plantas, muitos animais não conseguem fugir a tempo, sem contar da poluição do ar, liberando CO2. Além disso tudo, depois das queimadas, há muito perigo de desmoronamento. As queimadas na maioria das vezes é provocada pelo homem, mas elas só acontecem pelo fato do solo estarem muito quente e seco, e nessa era de aquecimento global, é mais provável as queimadas. Muitas delas ocorrem por motivos econômicos. Proibidos de queimar matas protegidas por lei, muitos fazendeiros provocam estes incêndios, principalmente para ampliar suas áreas para criação de gado ou para cultivo. Também ocorrem incêndios por irresponsabilidade de motoristas, bombeiros já afirmaram que muitos incêndios tem como causa inicial as pontas de cigarros jogadas nas beiradas das rodovias.
ResponderExcluirComentado por: Aline Martins 3ª02
ExcluirO ser humano vem provocando modificações no meio ambiente. Mas pra mim as queimadas é um dos fatores que causam mais impactos na natureza por estar ligado também ao desmatamento. As queimadas vem trazendo prejuízos à biodiversidade, extinção das espécies quanto na fauna e flora, mudanças climáticas, aquecimento global.
ResponderExcluirAs queimadas pode ocorrer de forma natural ou ser provocada pelo homem. Os incêndios florestais são provocados para aumentar as áreas para criação de gados, plantações agrícolas, também ocorre queimadas nas margens das estradas, causadas pela fuligem dos escapamentos de automóveis e também por pessoas que jogam pontas de cigarros nas margens da estrada.
Comentado por : Raissa Henrique 3ª02
Ótimos comentários! Professora Elisângela
ResponderExcluirQueimadas é uma realidade constante em todo território brasileiro, em especial nas áreas de cultivo e pastagem. Como já comentado ela é extremamente prejudicial a qualquer forma de vida, tanto para os animas e plantas quanto para o homem. Causando sérios problemas respiratórios e complicações em vários órgãos. Além de ser um fator extremamente contribuinte para o aumento do aquecimento global, que é um problema que estamos enfrentando e nossas futuras gerações iram sofrer maiores impactos se o homem não começar a ter a consciência que dinheiro não se respira, não se bebe e nem se come.Jéssica Alves 302
ResponderExcluirAtualmente as queimadas são constantes no mundo. Não só por culpa do homem, como também por causas naturais. Com a evolução, o desenvolvimento, a industrialização o homem adentra em meio à áreas antes não exploradas. Tempos a traz não pensava-se em preservação ambiental. O homem de forma egoísta e visando apenas o próprio bem, neste caso financeiro, não responsabilizava-se com o meio no qual habitava, não preocupando-se com o futuro de seus descendentes. A poluição causada por queimadas é extremamente tóxica. Esta, acaba com o meio que atinge, com os animais que ali habitam e prejudica o meio ambiente.
ResponderExcluirCecilia 302
A Prevenção à Poluição aumenta a produtividade da empresa, pois a redução de poluentes na fonte significa poupar recursos e matéria-prima, impactos significativos – gerando menos multa para empresa – gastos com grandes desperdícios e incide menos acidentes ambientais e doenças ocupacionais originadas de matérias tóxicas.
ResponderExcluirA Prevenção da Poluição combina duas preocupações ambientais básicas: uso sustentável dos recursos e controle da poluição.o controle da poluição de maneira eficaz e eficiente, com a participação de uma série de documentos que caracterizam o resíduo, possibilita a realização de um inventário de emissões, entre outros que registram o controle desses processos.
Modificar equipamentos, substituir materiais, conservar energia, reusar e reciclar resíduos internamente, estabelecer planos de manutenção preventiva, rever a gestão de estoques estão entre as práticas administrativas e operacionais de prevenção da poluição.
Agora que você já conhece essas modalidades de preservação ambiental, evitando ao máximo a poluição, procure mais conhecimento de reestruture ao molde do segmento da empresa a qual trabalha, ou mesmo, utilize em casa e promova essa ideia junto aos colaboradores e conhecidos.
Rafaela 302
As queimadas são responsáveis por grandes emissões de CO2 e de particulados, além de severos danos ao solo, uma ameaça aos animais e à saúde humana. A prática de realizar queimada promove uma série de problemas ambientais, tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta, os países subdesenvolvidos são os que mais utilizam as queimadas. As queimadas são mais frequentes em áreas rurais na preparação do solo, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo. Rita de Cássia 302
ResponderExcluirEsse post me faz pensar na conscientização das pessoas. Sabemos que há apenas 2% de água doce na Terra, e por mais que isso seja assustador, as pessoas ainda não se preocupam em queimar, desmatar e poluir o espaço em que vivem. E pior ainda: quando queimamos, o vento leva a fumaça para outros lugares e acaba prejudicando todo mundo. Está na hora de nos conscientizarmos a agir com cautela. Hora ou outra a água vai acabar, e nós é que somos os maiores responsáveis por isso.
ResponderExcluirEmily Botega 104