quarta-feira, 8 de outubro de 2014

                                       Você é consumista?     

     Consumismo é o ato de comprar em excesso bens, mercadorias e/ou serviços que não necessita-se, por parte do comprador. No consumo se compra de acordo com uma necessidade. Já no consumismo, não se precisa daquilo que está sendo adquirido. Alguns autores destacam a vinculação histórica da possibilidade de compra á vida boa, riqueza, saúde. Isso quer dizer que, ao longo dos anos, pessoas que tinham maior poder de compra, eram consideradas melhores que outras. 
     Quando o consumismo está relacionado á comprar por ansiedade por satisfação, pode-se dizer que se trata de uma compulsão. Muitas vezes, a pessoa nem se dá conta do que está comprando. Tal pessoa consumista se deixa influenciar excessivamente pela mídia, na qual o apelo do capitalismo calam fundo na mente humana. A mídia nos faz pensar: “Por que continuar com tal aparelho telefônico, por exemplo, se posso ter um modelo mais novo?” O pior é que isso ocorre com qualquer tipo de produto, e o meio mais eficaz nos faz pensar assim ”É por propagandas.” 
     Ou então, o consumista atua,muitas vezes, movidos por distúrbios emocionais ou psicológicos, ou por motivações sócio-econômicas e uma auto-estima baixa. O acúmulo cada vez maior de suplerfuos leva nossa sociedade a uma deterioração dos hábitos e dos valores. 
     A natureza também é prejudicada pelo consumismo ilimitado, porque o incremento das mercadorias, não só da demanda, mas também da oferta, produz no meio ambiente o aumento do volume do lixo. 
     Quando compramos algo novo, geralmente jogamos o velho fora, mas o que é feito com essas coisas que “não prestam”? Restos de aparelhos eletrônicos não são totalmente aproveitados. Retira-se apenas algumas peças  e o resto destina-se aos lixões. Até mesmo restos de comida podem ser jogados ao ar livre, mas não devem. 

     Tudo o que consumimos tem algo de que não precisamos. Quando vamos ao mercado e compramos, por exemplo, uma bolacha, não precisaríamos levar uma sacola. Pense em várias pessoas comprando apenas um produto e levando em sacolas plásticas para a casa. Mesmo que depois outra pessoa use tal sacola recusada, já vai ser menos uma para nos preocuparmos e menos uma para poluir o mundo.  
      Os lixões já são uma preocupação nos dias de hoje, com o ritmo de consumo que as pessoas estão seguindo. Assim, será muito mais difícil pensar em um jeito de acabar com eles. Quanto mais compramos, mais resíduos geramos e o pior é que muitos destes resíduos poderiam ser evitados. 
Curiosidade: Cada pessoa gera, em média, 20Kg de lixo por dia.  




Equipe: Karen, Maiara, Letícia Inácio, Manuela Miranda e Rafaela. 

 Você compra tudo o que vê pela frente?


Depois se arrepende?

Pensa no meio ambiente quando está comprando?

Quem é você como consumidor?

4 comentários:

  1. Aqui em casa consumimos bastante porque sempre achamos que precisamos mais e mais de algo que depois vimos que não é tão necessario. Mais esse texto sobre, fez eu pensar bem antes de consumir exageradamente.

    ResponderExcluir
  2. Pois é cada dia aumenta a quantidade de lixo e daqui a pouco não temos onde colocar. O que faremos?

    ResponderExcluir
  3. Consumismo é o meu forte. Só que com esse texto sobre o consumo excessivo eu refleti bastante! Vou pensar bastante na hora de comprar alguma coisa!

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião, o consumismo é compulsivo e deve ser tratado. As pessoas devem ter noção que nada que é demais, traz benefícios, além do que, gera cada vez mais lixo e polui a natureza. É bom pensar bastante, pois, com pequenos atos, comprometemos as gerações futuras. Ótimo texto, parabéns *-*. Rafael Machado.

    ResponderExcluir