quarta-feira, 3 de setembro de 2014


Por um mundo que respire melhor

Em milhares de cidades do mundo toneladas de substâncias tóxicas fazem parte da composição do ar, causando doenças que matam aos poucos. Entre os principais culpados pela poluição dos centros urbanos estão as fábricas e os carros. Circulam cerca de 400 milhões de veículos movidos a gasolina, álcool ou diesel no planeta; desses 12 milhões só no Brasil. Outra grande ameaça é o cigarro. Além do monóxido de carbono (mesmo gás que sai dos escapamentos dos carros), a fumaça de um cigarro contém 4000 substâncias diferentes e muitas delas são nocivas.
Um estudo realizado pela Universidade da Columbia revelou que respirar ar poluído pode deixar as pessoas mais gordinhas. Segundo o estudo, bebês que são muito expostos aos poluentes têm o dobro de chances de se tornar obesos a partir dos sete anos de idade.
A cada dois anos as universidades Columbia e Yale, nos EUA, divulgam uma lista com o Índice de Performance Ambiental dos países (EPI). Os países são classificados de acordo com as medidas adotadas para proteger o meio ambiente. O Brasil está em 62º, acima de países como a Rússia e a Argentina.

Os Grandes Poluentes

Monóxido de carbono (CO)
O que é: molécula formada por um átomo de carbono e um átomo de oxigênio
O que provoca no Organismo: dores de cabeça, desconforto, cansaço, palpitações no coração, vertigem, diminuição dos reflexos; em ambiente fechado, mata.

 Óxidos de nitrogênio (NOx)
O que é: molécula formada por um átomo de nitrogênio e um ou mais átomos de oxigênio
O que provoca no Organismo: irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões. Agrava doenças respiratórias.

 Hidrocarbonetos (HC)
O que é: compostos formados por uma cadeia de átomos de carbono e hidrogênio
O que provoca no Organismo: supõe-se que alguns hidrocarbonetos causem câncer.

 Ozônio (O3)
O que é: molécula formada por três átomos de oxigênio. Ozônio não é produzido diretamente por veículos; é uma combinação de óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos na presença de luz solar.
O que provoca no Organismo: irritação nas mucosas, redução na capacidade pulmonar Acredita-se que destrua enzimas e proteínas.

 Aldeídos
O que é: compostos formados por uma cadeia de átomos de carbono e hidrogênio e um átomo de oxigênio.
O que provoca no Organismo: acredita-se que o aldeído fórmico tumores em cobaias. Sobre os efeitos no homem ainda não há informações.

Dióxido de carbono (CO2)
O que é:  composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono.  Constituído por moléculas de geometria linear e de caráter apolar.
O que provoca no Organismo: Pode causar náusea, vomito, hemorragia gastrointestinal, asfixia, cegueira.


Efeito estufa

Os combustíveis fósseis são de origem mineral, levam milhões de anos para se decompor, e por isso são considerados recursos não renováveis. São formados pelos compostos de carbono e são mais usados para gerar energia elétrica e movimentar carros. Os combustíveis fósseis são responsáveis por grande parte do efeito estufa e aquecimento global, pois a queima destes combustíveis gera altos índices de poluição, liberando gases poluentes e substancias tóxicas muito prejudiciais a saúde do ser humano. Alguns exemplos de combustíveis fósseis são: o carvão e o petróleo.
Causas: O efeito estufa é um processo natural. Quase 50% dos raios solares ficam retidos na atmosfera, o restante alcança a superfície terrestre a aquecendo-a, esse é o chamado efeito estufa. Porem ao longo do tempo ações do homem como a emissão de gases poluentes vem acelerando esse processo. Fazendo com que a temperatura fique muito mais quente a cada ano.
Consequências: Com o aumento da temperatura vários problemas tendem a vir aparecer, como o desaparecimento de espécies de fauna e flora, o derretimento das calotas polares aumentando o nível do mar fazendo com que algumas ilhas desapareçam, desastres naturais como enchentes, furacões e tornados, entre outras...



Equipe: Ingrid de Moraes Vargas, Amanda Duarte Lima, Larissa Goulart, Emilly Correa Fernandes, Sabrina Lima Cardoso.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário